Contaminação Cruzada

Já falei sobre a necessidade dos cuidados que os celíacos precisam ter com a contaminação cruzada por conta da apresentação dos alimentos na hora do preparo e da venda. No entanto, este é um assunto que não se esgota.

Aqui em Cuiabá, por exemplo, a rede de supermercados Modelo assa e comercializa o pão de queijo Vovó Anita que já na embalagem informa que o produto contém glúten.

Os supermercados Comper assam o pão de queijo e o biscoito de queijo Pão e Arte que não contêm glúten. No entanto, o risco de contaminação cruzada existe claramente na apresentação, pois o pãozinho é vendido junto com quibe, coxinha e outros salgadinhos. Ou seja, o produto é livre de glúten na fabricação, mas sofre contaminação na apresentação para venda. Não osso falar sobre o processo de assar, pois não conheço.

O mesmo se dá nos supermercados Big Lar. O pão de queijo e o biscoito são Lokau, que trazem na embalagem a indicação de isenção de glúten. Mas a apresentação também peca, pois os pães de queijo ficam junto dos pães franceses, dos pães italianos, dos croissants. Também não sei como estes pãezinhos são assados.

O correto é que cada  tipo de pão tivesse a sua forma e que os pãezinhos de queijo e biscoito ficassem sempre longe dos produtos que levam farinha de trigo, desde o início do processo. E mais, na hora de colocar no saquinho, nunca o atendente poderia pegar o pão de queijo com a mesma luva usada para pegar o pão francês.

Volto a repetir: quem não pode comer glúten, não pode comer nenhum pouquinho. Não é frescura, não é paranoia, não é loucura. É uma questão de saúde

Anúncios
Esse post foi publicado em Cotidiano, Experiências e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s